Nucleo Raizes ABA

Como Estruturar uma Rotina para Autistas Nível 2 e 3?

Para pessoas com autismo nível 2 e principalmente para aquelas com autismo suporte elevado (3), ter uma rotina bem organizada pode trazer segurança, reduz ansiedade e ajuda a evitar crises. Isso acontece porque muitas pessoas no espectro têm dificuldade em lidar com imprevistos e mudanças. Por isso, saber o que vai acontecer durante o dia é fundamental tanto no ambiente familiar quanto na terapia para autismo severo, como a terapia ABA. 

🎨 Como construir essa rotina? O ideal é criar uma rotina visual. Isso significa transformar cada atividade do dia em uma imagem, foto, desenho ou símbolo.

 Por exemplo:
🛏️ Uma cama para “hora de dormir”;

🍽️ Um prato para “hora de comer”; 

🚿 Uma ducha para “hora do banho”; 

🎲 Uma bola ou brinquedo para “hora do brincar”; 

🏥 Uma foto da clínica para “ir para a terapia”. 

Essas imagens podem ser colocadas em um quadro, mural, cartolina ou até em um caderno de rotina. O ideal é organizar na sequência do dia, mostrando o que vem primeiro, depois e por último. É possível usar velcro ou ímãs para ir destacando as atividades feitas, o que ajuda a pessoa a visualizar o progresso do dia.

À medida que as atividades vão acontecendo, é importante mostrar para a pessoa a imagem da atividade que está começando e, quando ela termina, podemos guardar essa imagem, virar de lado ou colocar em uma aba de “atividades concluídas”. Isso ajuda a pessoa a entender que aquela etapa do dia acabou e que outra vai começar, trazendo segurança, previsibilidade e reduzindo a ansiedade.

Com o tempo e conforme a pessoa vai se apropriando desse recurso, podemos começar a introduzir conceitos importantes, como “esperar”, “daqui a pouco” e “próximo”, utilizando sinais visuais, temporizadores, relógios adaptados ou até cronômetros visuais. É possível também ensinar a lidar, aos poucos, com pequenas mudanças na rotina, sempre avisando com antecedência, utilizando frases como: “Hoje não tem clínica, vamos ao médico”, e mostrando imagens que representem essas mudanças, o que é muito importante para pessoas com autismo nível 2 e autismo suporte elevado.

Além disso, o quadro de rotina pode ser usado não só para antecipar o dia, mas também para conversar sobre o que já aconteceu. Ao final do dia, você pode sentar com a pessoa e, olhando as imagens, relembrar: “Hoje você tomou banho, comeu, foi para a terapia ABA, brincou…”. Isso ajuda muito na construção de comunicação, memória e linguagem, e pode ser feito com apoio de recursos de Comunicação Alternativa e Aumentativa (CAA), caso a pessoa tenha desafios na comunicação verbal. Dessa forma, a rotina visual se torna uma grande aliada, não só na organização do dia, mas também no desenvolvimento da autonomia e da comunicação.