Nucleo Raizes ABA

Serviços oferecidos
pelo Núcleo

Design sem nome - 2024-01-20T101007.105

Atendimento Domiciliar em ABA

No atendimento domiciliar a criança/adolescente é acompanhada em casa de forma individualizada por uma profissional (acompanhante terapêutica), que fica responsável pela aplicação do planejamento e programas de ensino. Os atendimentos, em sua maioria, são realizados de segunda a sexta-feira com carga horária mínima de 2h diária ( esta carga horário é definida após uma avaliação) . Além disso, uma vez por semana, essa profissional é acompanhada por uma analista do comportamento (coordenadora) responsável por orientar melhores estratégias de manejo e ensino, elaboração do plano individualizado e análise do desenvolvimento da criança/adolescente.

Atendimento ABA Clínico

No atendimento clínico à criança/adolescente é acompanhada na clinica de forma individualizada por uma profissional (acompanhante terapêutica), que fica responsável pela aplicação do planejamento e programas de ensino. Os atendimentos, em sua maioria, são realizados de segunda a sexta-feira com carga horária mínima de 2h diária ( esta carga horário é definida após uma avaliação) . Além disso, uma vez por semana, essa profissional é acompanhada por uma analista do comportamento (coordenadora) responsável por orientar melhores estratégias de manejo e ensino, elaboração do plano individualizado e análise do desenvolvimento da criança/adolescente.

Acompanhamento Terapêutico Escolar

Na escola o acompanhamento tem como característica a mediação e apoio da criança/adolescente para participação efetiva na rotina. Esse trabalho deve ser pensado em parceria com a escola, uma vez que ela é responsável por questões vinculadas ao ensino de conteúdos, adaptação curricular/materiais e estrutura para inclusão. O trabalho baseado em ABA, nesse contexto, visa compreender como a criança/adolescente responde (quais dificuldades e facilidades) e, a partir de uma interlocução com a escola, pensar em estratégias que facilitem a participação do aluno. O profissional mediador/acompanhante terapêutico estará junto com a criança/adolescente ao longo do período escolar, para auxiliar na interação com colegas e professora, execução de atividades, autonomia e participação de modo geral. Esse apoio é fornecido de acordo com a necessidade da criança, sendo que os dias de acompanhamento e carga horária são ajustados caso a caso.

Atendimento com Terapia Ocupacional (Integração Sensorial)

O atendimento da terapia ocupacional busca promover bem estar, autonomia e independência nas atividades de vida diária, para pessoas que possuem questões físicas, sensoriais, sociais, cognitivas e motoras.  Para a realização do tratamento com a abordagem de integração sensorial  é necessário que os profissionais tenham formação em Integração Sensorial de Aryes. Esta terapia é realizada dentro de um setting terapêutico com equipamentos e recursos apropriados que tem o objetivo de promover experiências sensoriais, apoiando criança/adolescente  modulação e/ou discriminação da informação sensorial, de forma que a criança possa apresentar respostas adaptativas aos estímulos sensoriais. A estimulação tem como base o engajamento e motivação  da criança e para isso promovemos  um ambiente bem lúdico corroborando com o brincar que é a principal atividade da criança.

Consultoria Escolar

A Consultoria escolar tem o objetivo de fornecer formação para os professores, coordenadores e diretores sob a ótica da análise do comportamento, auxiliando no manejo de comportamentos em sala de aula, estratégias de organização ambiental, planejamento de ensino individualizado e adaptação de materiais e/ou curricular.

Cursos

Os cursos são voltados para Análise do Comportamento, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional. São oferecidos para clínicas parceiras, escolas e profissionais. 

 

Alguns temas: 

  • Como promover a brincar funcional do meu filho.
  • Elaboração do Plano de Ensino Individualizado.
  • Aumento da independência nas atividades de vida diária.
  • Naturalizando a comunicação alternativa no dia-a-dia.

Supervisões e Formação Técnicas

As supervisões e formações técnicas visam a transmissão de conhecimentos e orientações, atrelando os conceitos teóricos expostos na análise do comportamento com a prática. O objetivo é dar suporte para diferentes profissionais – psicólogos, pedagogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, entre outros – que buscam aperfeiçoar seus atendimentos e/ou obter maior domínio sobre Análise do Comportamento Aplicada a atrasos ou transtornos do desenvolvimento.

Abrir bate-papo
Precisa de ajuda?
Olá
Podemos ajudá-lo?