No atendimento domiciliar a criança/adolescente é acompanhada em casa de forma individualizada por uma profissional (acompanhante terapêutica), que fica responsável pela aplicação do planejamento e programas de ensino. Os atendimentos, em sua maioria, são realizados de segunda a sexta-feira com carga horária mínima de 2h diária ( esta carga horário é definida após uma avaliação) . Além disso, uma vez por semana, essa profissional é acompanhada por uma analista do comportamento (coordenadora) responsável por orientar melhores estratégias de manejo e ensino, elaboração do plano individualizado e análise do desenvolvimento da criança/adolescente.
No atendimento clínico à criança/adolescente é acompanhada na clinica de forma individualizada por uma profissional (acompanhante terapêutica), que fica responsável pela aplicação do planejamento e programas de ensino. Os atendimentos, em sua maioria, são realizados de segunda a sexta-feira com carga horária mínima de 2h diária ( esta carga horário é definida após uma avaliação) . Além disso, uma vez por semana, essa profissional é acompanhada por uma analista do comportamento (coordenadora) responsável por orientar melhores estratégias de manejo e ensino, elaboração do plano individualizado e análise do desenvolvimento da criança/adolescente.
Na escola o acompanhamento tem como característica a mediação e apoio da criança/adolescente para participação efetiva na rotina. Esse trabalho deve ser pensado em parceria com a escola, uma vez que ela é responsável por questões vinculadas ao ensino de conteúdos, adaptação curricular/materiais e estrutura para inclusão. O trabalho baseado em ABA, nesse contexto, visa compreender como a criança/adolescente responde (quais dificuldades e facilidades) e, a partir de uma interlocução com a escola, pensar em estratégias que facilitem a participação do aluno. O profissional mediador/acompanhante terapêutico estará junto com a criança/adolescente ao longo do período escolar, para auxiliar na interação com colegas e professora, execução de atividades, autonomia e participação de modo geral. Esse apoio é fornecido de acordo com a necessidade da criança, sendo que os dias de acompanhamento e carga horária são ajustados caso a caso.
O atendimento da terapia ocupacional busca promover bem estar, autonomia e independência nas atividades de vida diária, para pessoas que possuem questões físicas, sensoriais, sociais, cognitivas e motoras. Para a realização do tratamento com a abordagem de integração sensorial é necessário que os profissionais tenham formação em Integração Sensorial de Aryes. Esta terapia é realizada dentro de um setting terapêutico com equipamentos e recursos apropriados que tem o objetivo de promover experiências sensoriais, apoiando criança/adolescente modulação e/ou discriminação da informação sensorial, de forma que a criança possa apresentar respostas adaptativas aos estímulos sensoriais. A estimulação tem como base o engajamento e motivação da criança e para isso promovemos um ambiente bem lúdico corroborando com o brincar que é a principal atividade da criança.
A Consultoria escolar tem o objetivo de fornecer formação para os professores, coordenadores e diretores sob a ótica da análise do comportamento, auxiliando no manejo de comportamentos em sala de aula, estratégias de organização ambiental, planejamento de ensino individualizado e adaptação de materiais e/ou curricular.
Os cursos são voltados para Análise do Comportamento, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional. São oferecidos para clínicas parceiras, escolas e profissionais.
Alguns temas:
As supervisões e formações técnicas visam a transmissão de conhecimentos e orientações, atrelando os conceitos teóricos expostos na análise do comportamento com a prática. O objetivo é dar suporte para diferentes profissionais – psicólogos, pedagogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, entre outros – que buscam aperfeiçoar seus atendimentos e/ou obter maior domínio sobre Análise do Comportamento Aplicada a atrasos ou transtornos do desenvolvimento.
Fabiana Sperandio Chaveiro17/10/2024O ABA aplicado é impecável. A intervenção é realizada de acordo com as necessidades específicas de cada paciente e a família é super acolhida e respeitada. A equipe também possue uma vasta espertise com adolescentes. Periodicamente são oferecidos momentos de reflexão e aperfeiçoamento aos terapeutas e família/cuidadores. Sem dúvida o Núcleo Raízes realiza um trabalho de excelência! Super recomendo!Celma Ribeiro08/10/2024Núcleo Raízes é composto por excelentes profissionais, bastante experientes , muito bem supervisionados e muito comprometidos com a evolução de cada paciente , assim como , da família, de forma que os familiares acompanham o desenvolvimento do filho. A clínica tem todos os recursos necessários para o atendimento e conforto para paciente e familiares . Super indico o núcleo Raízes , pois tem uma equipe de excelência.Rosa Ferigato Mignella07/10/2024Competência em tudo o que realizam. A equipe é atenta e com o olhar diferenciado. Lugar que recebe com aconchego, pais e pacientes - TOP - recomendo!Thiago Kufa07/10/2024Ótimo trabalho realizado. Equipe preparada e acolhedora. Ambiente também é muito acolhedor.Izabel Hiar02/10/2024Equipe maravilhosa! Muito experientes, cuidadosas e a estrutura excelente.Elaine Louzada01/10/2024Conta com excelentes profissionais. Recomendo.Rafael Zuchi Jeronimo19/09/2024Aba impecável, profissionais comprometidos e capacitados!!!!Avaliação totalizada Google 4.9 de 5, com base em 7 avaliações